Deputados prestigiam a abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde

Imagem: Deputada Mara Caseiro, presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis
Deputada Mara Caseiro, presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis
16/09/2015 - 11:36 Por: Christiane Mesquita    Foto: Victor Chileno

O presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB) e a deputada Mara Caseiro (PTdoB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa participaram da abertura da 8ª Conferência Estadual da Saúde, nesta quarta-feira (16). O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, vai até sexta-feira (18).

O tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro” envolverá as palestras e debates entre profissonais e técnicos de saúde neste três dias, com o objetivo de fortalecer a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão apresentadas diretrizes para a Política Estadual de Saúde e eleitos delegados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.  

“A Conferência, como o próprio nome diz, é o ato de conferir, de diagnosticar os problemas, de ver como estamos, e nas discussões também apontar os caminhos que precisamos percorrer para melhorar o atendimento de saúde à população do Estado. Ao final, elegem-se os delegados que representarão Mato Grosso do Sul na Conferência Nacional e irão levar todas as propostas discutidas e aprovadas aqui. Esta é a forma mais democrática de fazer com que a população participe e contribua efetivamente coma as políticas públicas, especialmente a que de mais demanda para a sociedade, que é a da saúde”, ressaltou Mochi.

Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente do Parlamento, em seu discurso, afirmou que a voz era dos conselhos municipais, que trouxeram suas ideias e possíveis soluções, já que tanto sofrem para atender sua comunidade. Mara lembrou que quando foi prefeita em Eldorado pode perceber a dificuldade das pequenas regiões. “É muito importante a interiorização da saúde, que está acontecendo com a Caravana da Saúde, pois leva o gestor para ouvir a demanda do município. E nós, da Assembleia Legislativa, estamos à disposição de vocês para debater e andar unidos, trazendo a solução para um SUS que atenda os usuários com mais respeito, qualidade e compromisso”, destacou.

O secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, destacou a importância que o governo está dando para a pasta. “Focado na descentralização, a diretriz principal é o fortalecimento regional, com a reestruturação do Sistema. O programa que foi inserido inicialmente investiu nas microrregiões, é a Caravana da Saúde, que percorre os municípios do interior, realizando exames, atendimentos ambulatoriais, cirurgias, e deixando equipamentos necessários aos municípios. Nestas cinco edições, foram realizadas mais de 160 mil procedimentos e conta com parceiros e voluntários para seu pleno funcionamento", frisou.

Ricardo Alexandre Correa Bueno, presidente do Conselho Municipal de Saúde, agradeceu ao empenho dos presidentes dos Conselhos do Interior em vir à capital para a Conferência. “Espero que façamos discussões salutares para que propostas palpáveis e situações de relevância para o Estado entrem em debate. Acredito que o secretário de Saúde será sensível às nossas questões. Devemos ser ouvidos pela Assembleia Legislativa também, para que, junto, busquemos uma solução, pois visamos apenas a melhoria do SUS”, afirmou.

O médico Alfredo Boa Sorte Junior, que representou o Ministério da Saúde, mencionou, em sua palestra “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”, a criação do SUS, há 25 anos, com a Constituição Federal de 1988, fruto de um estudo no processo de democratização que visava incluir todos no Sistema de Saúde . “Ampliar e qualificar a oferta de serviços de saúde, o acesso e aprimoração às redes de atenção em todos os ciclos da vida e melhorar o marco regulatório de vigilância sanitária, são algumas das diretrizes do Sistema Único de Saúde”, garantiu.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.