Deputado ressalta importância estratégica de porto em Murtinho

Imagem: Para Paulo Corrêa, porto impulsionará desenvolvimento de MS
Para Paulo Corrêa, porto impulsionará desenvolvimento de MS
21/10/2015 - 12:35 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

A reativação do Terminal Portuário de Porto Murtinho, município à 437 km de Campo Grande, foi celebrada pelo deputado Paulo Corrêa (PR) durante a sessão plenária desta quarta-feira (21/10). Corrêa foi à tribuna da Casa de Leis para falar sobre a importância estratégica do porto, que estava sendo subutilizado havia mais de 10 anos.

A retomada das operações, oficializada na última terça-feira (20/10), foi o resultado de parceria entre o Governo do Estado, a Agência Portuária e a Prefeitura de Porto Murtinho. O deputado informou que o porto tem capacidade para escoar 500 mil toneladas de grãos/ano, que devem gerar, segundo a agência portuária, 80 empregos diretos e 800 indiretos. Foram investidos R$ 1 milhão na reativação e manutenção da estrutura portuária.

“É uma avenida natural que nós temos, o porto mais viável para exportação e importação, e certamente será muito importante para a geração de emprego e renda em nosso estado”, disse Corrêa, que representou a Assembleia Legislativa durante a solenidade de reativação do porto.

O deputado José Carlos Barbosinha (PSB) ressaltou que a reinauguração do porto interessa a todos que vivem em Mato Grosso do Sul e que certamente resultará em mais desenvolvimento econômico ao Estado.

Inicialmente, foram transportadas 6 mil toneladas de açúcar a granel com destino à cidade de Paysandu, no Uruguai, e até o final de 2015 a expectativa é de escoar 40 mil toneladas. Para 2016, a previsão é de mais 300 mil toneladas. No total, a carga a ser transportada percorrerá uma distância de 2,2 mil km pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, até o seu destino final.

Empresas que importarem e exportarem pelo porto do município receberão incentivos fiscais. Inicialmente, a isenção do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está sendo oferecida para o transporte de açúcar. O benefício deverá ser estendido para as operações com milho e soja.



* Com informações do Governo do Estado

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.