Zé Teixeira pede que governo reveja decisão da alíquota do diesel voltar a 17%

Imagem:
17/12/2015 - 12:19 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

O preço do diesel traz reflexos significados no agronegócio de Mato Grosso do Sul. Na sessão desta quinta-feira (17/12), o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Zé Teixeira (DEM), usou a tribuna para pedir que o Governo do Estado reveja a decisão de voltar a alíquota de 17% para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel, com fim do decreto que reduziu o percentual para 12%.

“O diesel é o combustível que sustenta a economia do agronegócio. O governador reduziu em 5% a alíquota para que a economia se movimentasse, mas infelizmente não houve aumento na venda e nem beneficio ao produtor rural, sendo que o Estado deixou de arrecadar mais de R$ 90 milhões. Aumentar qualquer tributo causa revolta no contribuinte. Quando se reduz um imposto e depois o retorna no mesmo patamar cria uma decepção. Por isso, sugeri que o governador  Reinaldo Azambuja faça uma reavaliação”, afirmou.  

Em reunião com o governador, o deputado pediu que esperasse a conclusão dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá apurar eventuais irregularidades nos preços praticados na distribuição e comercialização de combustível em Mato Grosso do Sul.  “Por meio da CPI, teremos uma radiografia para analisar as diferenças dos preços praticados pelos postos e distribuidoras, entre a Capital e o interior do Estado”.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.