Projeto garante dispensa às mulheres para exames preventivos

Imagem: Deputado Picarelli, à esquerda, diz que diagnóstico precoce é prioridade
Deputado Picarelli, à esquerda, diz que diagnóstico precoce é prioridade
17/02/2016 - 14:53 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

Mulheres que trabalham em órgãos públicos ou na iniciativa privada poderão ter um dia de folga ou dispensa para realizar os exames preventivos de câncer de mama e do colo do útero. É o que prevê o Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), durante a sessão plenária desta quarta-feira (17/02).

O comprovante do exame realizado deverá ser apresentado no prazo máximo de 30 dias e recolhido pelo órgão público e/ou empresa e devidamente arquivado na ficha funcional do servidor.  “Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Assim, o câncer de mama, se diagnosticado o mais cedo possível, possui grandes chances de cura”, explica o parlamentar na justificativa do projeto.

Picarelli lembra que, no Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. “Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres devem procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos”, ressalta o deputado. Os exames e as consultas poderão ser feitos em instituições públicas, privadas ou em consultórios particulares.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.