Mara Caseiro acredita que jovens estão preparados para participar da política

Imagem: Para Mara, a atual juventude tem revelado um maior interesse pela política
Para Mara, a atual juventude tem revelado um maior interesse pela política
24/02/2016 - 12:18 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

O dia 24 de fevereiro ficou marcado pela luta das mulheres pelo direito ao voto. Na sessão desta quarta-feira, a deputada estadual Mara Caseiro (PMB) lembrou os 84 anos do voto feminino e ressaltou a importância da participação das mulheres na política.

Bertha Lutz liderou a busca pelos direitos junto à Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. O voto de mulheres foi aprovado em 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas. “As primeiras conquistas foram somente em 1964 no Poder Legislativo, levando as demandas e necessidades da população. Apesar deste direito conquistado, o número de mulheres participando na política é baixo. 52% dos eleitores brasileiros são mulheres, no entanto, temos pouca representação”, disse a deputada.

Os vários papéis da mulher na sociedade, segundo a parlamentar, são os motivos para a baixa participação na política. “Mãe, esposa, dona de casa, estudante e trabalhadora. O envolvimento na política seria um sexto papel. Por isso, lutamos pela cota feminina na política, para que haja mais efetividade da participação das mulheres nas decisões ocorridas em todas as esferas dos Poderes.”

Para Mara, a atual juventude tem revelado um maior interesse. “Constatamos no Parlamento Jovem a eleição de dez deputadas estudantes contra seis deputados estudantes. Isso reflete a mudança na sociedade. Acredito no despertamento da nova geração, que vem sem preconceito e discriminação, porém, preparada para assumir esta responsabilidade dentro da política brasileira”, concluiu a parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.