Deputados voltam a debater influência de ONGs em invasões

Imagem: Zé Teixeira recebeu uma carta que afirma a influência de ONGs em invasão
Zé Teixeira recebeu uma carta que afirma a influência de ONGs em invasão
02/03/2016 - 12:30 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Organizações Não Governamentais podem estar envolvidos em invasões de terras particulares. O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Teixeira (DEM), usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (2/3) para informar o recebimento de uma carta da comunidade indígena Taquara, de Juti, solicitando que as autoridades investiguem a conta bancária de índios que encabeçam a invasão da fazenda Brasília do Sul.

Na carta, a comunidade Taquara afirma que não compactua a invasão da fazenda e ainda denuncia nomes de índios que podem ter recebido recursos de ONGs. Ainda é relatado o sofrimento que as famílias passam na aldeia.

Mara Caseiro participou ontem na Câmara dos Deputados da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ela pretende convidar o juiz Narciso Leandro Xavier Baez para também expor na Assembleia de Mato Grosso do Sul as experiências sobre os conflitos agrários que ocorrem em Santa Catarina.

“O juiz Narciso foi bem claro que o Cimi [Conselho Indigenista Missionário] tirou 100 famílias que viviam em paz numa reserva indígena para invadir uma propriedade particular. Mais uma vez, constatamos a influência desta entidade e de Organizações Não Governamentais incitando as invasões”, afirmou a parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.