Kemp diz que abono não contempla servidores e pede proposta do governo

Imagem: Para Kemp, abono não tem justificativa diante do superávit nas contas do governo
Para Kemp, abono não tem justificativa diante do superávit nas contas do governo
14/04/2016 - 11:51 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta quinta-feira (14/4), para demonstrar o descontentamento dos servidores estaduais com relação à proposta de R$ 200,00 de abono salarial a todos servidores, apresentada pelo Governo do Estado. “Os servidores têm nos procurado e demonstrado a insatisfação com a proposta; primeiro porque é uma ilegalidade propor abono a quem recebe subsídio, e segundo porque o abono não é incorporado ao salário automaticamente e, depois, o governo pode alegar alguma dificuldade e simplesmente retirar”, explicou.

Segundo Kemp, não há justificativa para o pagamento de abono, considerando que o Estado tem fechado as contas com superávit. “O abono era uma prática de uns 15 anos atrás, quando havia o caos, o salário básico era ínfimo e tinham vários penduricalhos”, disse, referindo-se a bonificações. “Hoje, o Governo do Estado não está apertado e a situação é bem mais confortável, porque o aumento não atingiria o limite prudencial [estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal]”, complementou.

O deputado informou ainda que o governo não sinalizou com a possibilidade de apresentar contraproposta, mas os servidores estão aguardando algum novo posicionamento. “Faço um pedido ao governo para olhar com carinho para os servidores, especialmente os que recebem os salários mais baixos”, enfatizou.

O deputado Zé Teixeira (DEM) lembrou que o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que incorporará o abono aos salários. “O governador disse, então vamos aguardar, e vamos lembrar que o governo só pode administrar aquilo que tem”, ponderou. Também lembrou que outros estados enfrentam situação mais adversa, como o Rio de Janeiro, que está com pagamentos atrasados de servidores da ativa e aposentados.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.