Proposta prevê instalação de locais para higienização das mãos em comércio

Imagem: O descumprimento da Lei sujeitará o infrator a multa no valor de mil Uferms
O descumprimento da Lei sujeitará o infrator a multa no valor de mil Uferms
03/05/2016 - 15:17 Por: Juliana Turatti    Foto: Roberta Higa

Na sessão plenária desta terça-feira (3/5), o deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) apresentou o Projeto de Lei (PL) 82/2016 que torna obrigatória a instalação de locais para higienização das mãos em estabelecimentos comerciais.

Conforme o PL os shoppings e estabelecimetos comerciais que ofereçam lanches, refeições ou qualquer tipo de alimento, deverão instalar em sua praça de alimentação ou em local apropriado para refeições: pia, sabonete, gel, álcool gel e toalhas descartáveis para a higienização das mãos.

"A crescente epidemia de H1N1 que assola o país, e que, por si só, justificaria a imposição de instalar esses locais adequados para a higienização das mãos aos consumidores, além que o hábito saudável é necessário de  lavar as mãos antes de qualquer tipo de refeição e que muitas vezes não é exercido devido à distância dos sanitários das praças de alimentação e/ou locais de lanches", esclareceu o parlamentar.

A penalidade para o descumprimento da Lei sujeitará o infrator a multa no valor de mil Unidades Fiscais Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms) por dia, o equivalente a R$ 23.630 em maio de 2016, de acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.