Presidente do Conselho Regional de Enfermagem fala dos desafios da categoria

Imagem: Vanessa ressaltou a importância do decreto que normatiza o processo de abertura de cursos de enfermagem
Vanessa ressaltou a importância do decreto que normatiza o processo de abertura de cursos de enfermagem
12/05/2016 - 11:50 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

O Brasil possui quase dois milhões de profissionais de enfermagem em atuação, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, sendo que Mato Grosso do Sul conta com aproximadamente 20 mil. Nesta quinta-feira (12/5), a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren), Vanessa Pradebon participou da sessão ordinária para relatar as conquistas e desafios da categoria.   

“No Dia Nacional e Internacional do Enfermeiro, queremos falar dos nossos principais desafios, a valorização e o respeito profissional. Lutamos hoje por salários dignos, melhores condições de trabalho e por uma carga horária semanal adequada. Estamos 24 horas juntos aos pacientes que necessitam de atendimento e atuamos na prevenção de saúde, imunização, atenção básica e nas unidades de internação”, disse.

Segundo Vanessa, uma das maiores preocupação do Conselho é a formação oferecida por inúmeras instituições de ensino, especialmente as que oferecem curso a distância. “Os Conselhos repudiam esse tipo de formato de educação tanto no nível técnico quanto superior”, comentou. Para romper a mercantilização do ensino, a Presidência da República publicou na última terça-feira o Decreto Nº 8754/2016, alterando as normas para abertura de cursos de enfermagem, entre outras profissões regulamentadas.

“Esse decreto normatiza todo o processo de educação, tornando obrigatório parecer opinativo dos conselhos profissionais. Agora, para oferecer o curso de enfermagem será imprescindível a autorização do Ministério da Educação, após prévia manifestação do Conselho Nacional de Saúde. Desta forma, teremos um maior controle sobre a qualidade dos cursos”, assegurou.

<b>Desagravo</b>

Vanessa fez um desagravo público contra Tatiane Silva, que insultou profissionais da enfermagem em uma rede social. “Trata-se de um fato repugnante. A valorosa classe de enfermagem não aceita tal injúria. A sociedade hoje não sobrevive sem a assistência desses profissionais, portanto, o Coren apresenta o desagravo contra essa cidadã”.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) parabenizou a categoria e também se solidarizou com as enfermeiras ofendidas. “Parabenizamos todos os profissionais pelo seu dia e rogamos a Deus que continuem sendo anjos que salvam vidas. Vamos realizar uma audiência pública no dia 30 de junho para discutirmos o ensino à distância, conto com a presença de toda a classe”, afirmou a parlamentar.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.