Corrêa ressalta defesa do meio ambiente e preservação do Parque dos Poderes

Imagem: Paulo Corrêa e Picarelli: desmatamento em área ao lado da Assembleia Legislativa preocupa
Paulo Corrêa e Picarelli: desmatamento em área ao lado da Assembleia Legislativa preocupa
08/06/2016 - 11:31 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

A defesa do meio ambiente e a preservação do complexo que reúne o Parque dos Poderes e o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, foram temas abordados pelo deputado Paulo Corrêa (PR), durante a sessão plenária desta quarta-feira (8/6). “Estamos no mês do Meio Ambiente e a Assembleia Legislativa não deixou a data passar em branco”, disse referindo-se ao ato simbólico, antes da sessão, do plantio de mudas de árvores nativas das espécies Ingá, Araçá do Campo, Ipê e Aroeira, na área próxima ao Pavilhão das Bandeiras, que fica na rampa de acesso ao Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo.

Corrêa também alertou para o desmatamento de uma área ao lado da Casa de Leis. “Temos que fazer uma reunião e chamar os responsáveis, porque não há nem mesmo placa com informações sobre a obra”, disse. Ele lembrou que, embora o Parque dos Poderes seja um distrito estadual, com prefeito responsável pela administração, cabe aos parlamentares a atuação fiscalizadora. Informou ainda que o Parque dos Poderes e o Parque das Nações Indígenas totalizam 127 hectares e estão entre os maiores complexos de área verde do Brasil.

O 1º vice-presidente da Casa de Leis, Onevan de Matos (PSDB), e o corregedor-geral, Maurício Picarelli (PSDB), defenderam providências. “Temos que tomar medidas urgentes, para que haja punição se houve alguma irregularidade”, afirmou Onevan. “Temos que zelar pelo que nos pertence e não permitir o desmatamento à toa; esta Casa tem o dever de fiscalizar”, disse Picarelli. O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa de Leis, Amarildo Cruz (PT), informou que apresentará requerimento cobrando explicações. “Em tempos de legislação ambiental flexibilizada, temos que, mais do que nunca, aumentar a vigilância; zelar pelo que é patrimônio de todos os sul-mato-grossenses”, argumentou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.