Audiência pública discutirá preservação dos rios e compensação ambiental

Imagem: Paulo Corrêa defende a compensação para garantir a preservação ambiental
Paulo Corrêa defende a compensação para garantir a preservação ambiental
26/10/2016 - 11:12 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

Após apresentar projetos que tratam da Política Estadual de Preservação dos Serviços Ambientais (PESA), do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA) e da conservação de áreas úmidas nos rios cristalinos, o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) informou durante a sessão desta quarta-feira (26/10), que realizará uma audiência pública para debater as proposições junto ao Governo do Estado, Ministério Público e sociedade civil organizada. O evento será no dia 28 de novembro, às 14h30, no Plenário Deputado Júlio Maia.

Na tribuna, Paulo Corrêa defendeu mecanismos de compensação como forma de fortalecer iniciativas sustentáveis e garantir a preservação ambiental, especialmente, quando relacionadas às nascentes do Rio Paraguai e os banhados dos rios Formoso, Prata, do Peixe, Perdido e Salobra.

O deputado enfatizou a importância de constituir uma faixa de preservação de 50 metros de largura a partir das bordas das áreas úmidas localizadas nos cristalinos, para manter a vegetação nativa. Ele também propôs a proibição de atividades de agricultura, extração de madeira, indústria de qualquer tipo, drenagem, construção de aterro, extração mineral de qualquer substância e criações animais intensivas de quaisquer naturezas nos 100 metros após a faixa de preservação.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado Amarildo Cruz (PT) reforçou a urgência em debater o assunto e sugeriu que o uso exacerbado de agrotóxicos também seja pautado em audiência pública.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.