Kemp cobra investimentos aos institutos de perícias do Estado

Imagem: Deputados pediram mais materiais e recursos humanos
Deputados pediram mais materiais e recursos humanos
24/11/2016 - 11:57 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) usou a tribuna nesta quinta-feira (24/11) para cobrar do Governo do Estado mais investimentos em materiais e recursos humanos aos institutos responsáveis pelas perícias criminais em Mato Grosso do Sul.

“As faltas de materiais e peritos para a coleta de provas deixam muitos casos impunes. É preciso que o Estado faça sua parte na elucidação dos crimes, por isso eu faço esse apelo ao Governo. Mato Grosso do Sul é um dos campeões em casos de estupro, por exemplo, e processos não são finalizados por falta de material de coleta para exames”, disse Kemp.

No Estado há quatro institutos de perícias subordinados à Coordenadoria Geral de Perícias, vinculada a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública. São eles: Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), Instituto de Criminalística “Hercílio Macellaro” (IC) e o Instituto de Identificação (II), além das Unidades Regionais de Perícia e Identificação (URPI) espalhadas pelo interior. O parlamentar também apresentou indicação para que o Estado conclua a URPI da cidade de Dourados (MS). Saiba mais sobre a atuação de cada uma delas clicando aqui. 

Para o deputado estadual João Grandão (PT) é preciso sensibilização dos governos. “Fico preocupado com esse cenário, por exemplo, a falta de perícia para elucidar casos também da violência contra a mulher. Estamos vendo, além disso, a desestruturação da Casa da Mulher Brasileira, uma política pública importante nessa luta, que anda com problemas na manutenção do repasse de R$ 4 milhões e nada e está sendo feito?”, questionou.

Os parlamentares também ressaltaram nesta quinta-feira o combate à violência, com o lançamento “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Confira a matéria completa clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.