Como encaminhamento da reunião, Frente levará carta de Naviraí para Bancada Federal

Imagem: A próxima reunião do grupo de trabalho ficou agendada para 16 de agosto
A próxima reunião do grupo de trabalho ficou agendada para 16 de agosto
05/07/2017 - 18:30 Por: Juliana Turatti    Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira (5/7), na sala de reuniões da Presidência, a segunda reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social. O grupo é composto por 16 deputados estaduais, tem com coordenador o deputado João Grandão (PT) e ainda conta com a participação de representantes de diversas entidades relacionadas ao tema.

A Frente recebeu a visita do prefeito de Naviraí, Jose Izauri de Macedo (DEM), que veio falar sobre a carta de Naviraí, que é resultado de audiência pública realizada no município e trata de questões da falta de infraestrutura na construção do conjunto habitacional no bairro Jardim Paraíso. “Quero agradecer a oportunidade de estar aqui e trazer para este grupo de trabalho algo tão importante que é a assistência social”, disse o prefeito.

“Nossa luta é pelos direitos dos menos favorecidos e a carta tem por objetivo ajudar para que possamos dar infraestrutura necessária para estas famílias. Nós vamos precisar de todas as áreas juntas para resolver está questão”, destacou a gerente de assistência social de Naviraí, Telma Minari, que participou da reunião. 

A gerente fez a entrega da carta de Naviraí para os deputados presentes e aos representantes de Antonieta Amorim (PMDB), Lidio Lopes (PEN), Pedro Kemp (PT) e Renato Câmara (PMDB). Os demais parlamentares da Casa de Leis também irão receber cópia do documento. “Quero cumprimentar toda a equipe que veio de Naviraí pelo trabalho no desenvolvimento da carta, na preocupação em atender os menos necessitados”, registrou o deputado Onevan de Matos (PSDB).

O grupo de trabalho solicitou para a gerente que seja feito um adendo para a carta de Naviraí e que conste uma solicitação para a Caixa Econômica Federal (CEF) sobre o aumento do limite de renda para ser contemplado no conjunto habitacional. E como encaminhamento da carta, o deputado João Grandão, que preside a Frente Parlamentar, irá fazer contato com a bancada federal, por intermédio do senador Waldemir Moka (PMDB- MS), para solicitar audiência e levar a carta de Naviraí de maneira oficial.

“Nós também vamos marcar uma reunião com o superintendência da Caixa Econômica Federal aqui de Mato Grosso do Sul, mas iremos dar continuidade lá em Brasília com a Caixa Econômica Federal para ver a questão do conjunto habitacional lá de Naviraí”, destacou o deputado João Grandão.

Outro assunto debatido foi a implantação do curso de serviço social na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). “Nossa maior dificuldade é na questão financeira, mas nada é impossível e irei levar essa demanda para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e para o Conselho Universitário, para que possamos oferecer um curso que venha atender as necessidades. Precisamos de um ano para elaborar o projeto”, explicou o reitor da UEMS, Fábio Edir.

Já o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Huilson Pasqualli, ressaltou que todos saem ganhando. “Esse pleito é extremamente importante para todos nós", falou. 

“O assistente social é de suma importância e contribui muito com a sociedade, a demanda por este profissional aumentou e também houve um fortalecimento da produção acadêmica”, relatou a professora Eloísa de Castro Berro.

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado João Grandão, propôs, ainda, uma comissão para acompanhar a criação do curso de serviço social na UEMS, que será composta por um integrante da Frente, um da universidade e mais cinco representantes das entidades.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 16 de agosto e como pauta está previsto o plano de trabalho do grupo e o regimento interno.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.