Parlamento Jovem incluirá alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais

Imagem: Projeto Parlamento Jovem amplia a participação de estudantes
Projeto Parlamento Jovem amplia a participação de estudantes
07/08/2017 - 17:01 Por: Christiane Mesquita    Foto: Wagner Guimarães

Um termo de parceria entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi assinado nesta tarde (7/8). O objetivo é possibilitar a participação das escolas municipais no Projeto Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, que antes era destinado apenas a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, se estendendo agora aos dois últimos anos do ensino fundamental, séries ministradas pelas escolas do município.

O presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB), explicou o objetivo do convênio celebrado nesta tarde. “Pela sexta vez a Assembleia realiza o Parlamento Jovem, e é a primeira vez que nós abrimos para a participação dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Com isso os alunos poderão se candidatar na sua escola, participar do processo eleitoral e até serem eleitos para participarem do mandato enquanto parlamentares jovens junto à Assembleia Legislativa. O objetivo do Parlamento Jovem é formar e capacitar os jovens para o exercício da atividade política, despertando neles a consciência política e a importância e o senso de liderança junto à sua escola e à sua comunidade. É uma satisfação para a Assembleia Legislativa celebrar este convênio com a Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou Mochi.

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT), 2º secretário da Assembleia Legislativa, destacou a importância da abrangência do Projeto Parlamento Jovem. “Acho muito importante qualquer espaço que exista para que seja estimulada e fortalecida a prática da cidadania. Também me preocupo muito com a renovação na política e, para isso, é necessário quadros preparados para fazer a boa política. A aproximação do Parlamento, que é o espaço onde está representado o povo, precisa ser melhor entendida pela nossa sociedade, principalmente pelas novas gerações, e muitos, ao conhecer o funcionamento do Parlamento, também poderão se sentir estimulados. Essas iniciativas então se fortalecem, principalmente nos mais novos, e quem ganha com isso é a sociedade. Abranger as escolas municipais melhora a qualidade da política para as futuras gerações”, declarou.

A coordenadora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami, falou da ampliação do projeto. “O Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, nesta edição, que é a sexta, amplia a participação dos estudantes. Antes apenas estudantes do Ensino Médio participavam, agora agregamos o Ensino Fundamental com o 8º e 9º ano. A participação dos alunos mais jovens ainda é primordial para que eles possam, na escola, junto com os profissionais da educação, discutir a cidadania e a questão da participação política, não necessariamente partidária, mas a participação na busca de atender as suas comunidades, de observar o que tem de problemas em sua região, e terem a vontade, em se tornando deputados estudantes, de levar à Assembleia Legislativa suas proposições. Neste sentido agregar a Rede Municipal qualifica o Parlamento Jovem sul-mato-grossense”, revelou.

O secretário municipal do Governo e Relações Institucionais da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Antônio Cézar Lacerda Alves, representou o prefeito municipal neste ato. “Nós acreditamos que se houver o investimento no jovem, ele será o futuro da nação. Parabenizo a iniciativa do Parlamento Jovem, pois acredito em mudanças e atualmente vivemos uma ausência de lideranças no mundo. A capacitação dos jovens se faz necessária. Somos parceiros da Assembleia Legislativa em tudo que seja benéfico para a cidade morena”, assegurou.

Elza Fernandes Ortelhado, secretária-adjunta da Semed, enalteceu a participação das escolas municipais no Parlamento Jovem. “Quero agradecer a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por nos dar a oportunidade de fazer parte deste projeto que, tenho certeza, fará a diferença na vida de cada participante. Agradeço também aos professores aqui presentes que abraçarão mais um desafio”, enfatizou a secretária.

Parlamento Jovem - Instituído pela Resolução 026/2005, teve a sua 1ª edição foi em 2007, e atualmente o Parlamento Jovem é constituído de 24 deputados estudantes titulares e 24 suplentes, eleitos entre os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio, matriculados e frequentes nos estabelecimentos de ensino de Campo Grande.  Os objetivos do projeto são formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes. O projeto também tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.