Centro de Memória, Documentação e Referência pode ser criado na ALMS

Imagem: Proposta é do deputado Amarildo Cruz
Proposta é do deputado Amarildo Cruz
24/08/2017 - 10:50 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

A história da Assembleia Legislativa permeia a de Mato Grosso do Sul e para que isso não se perca, um Projeto de Resolução (PR) foi apresentado na sessão ordinária desta quarta-feira (24/8), com o objetivo de criar o Centro de Memória, Documentação e Referência (CMDR) e resguardar o rico acervo existente desde 1º de janeiro de 1979, data de início das atividades na Casa de Leis.  

A proposta é de autoria do 2º secretário, deputado Amarildo Cruz (PT), para “reunir, sistematizar, divulgar e preservar, a documentação produzida, histórica e contemporânea do Parlamento Sul-mato-grossense”. O Centro será o guardião com custódia definitiva e intransferível de todo o acervo da Assembleia e terá uma curadoria com atividades de pesquisa, guarda de patrimônio e gerência para organização, recuperação, acessos e preservação de documentos da memória institucional.

O CMDR também prestará “uma assessoria ao conjunto dos parlamentares, na busca de documentos ou levantamento de fontes, como também, em pesquisas solicitadas pelos cidadãos”. O funcionamento do Centro será regulamentado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

“São quase quatro décadas de muita história a contar. Acompanhamos a evolução do país e do Estado e uma das nossas maiores riquezas é a nossa memória. Um povo identifica-se enquanto povo a partir do compartilhamento de um conjunto de valores, tradições, crenças e torna-se fundamental a preservação da história”, justificou o deputado Amarildo Cruz.

O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para então seguir para votação em plenário. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.