Locais e veículos que recebam muitas pessoas deverão disponibilizar desfibrilador

Imagem: Proposta é do deputado Felipe Orro (à direita da foto)
Proposta é do deputado Felipe Orro (à direita da foto)
29/08/2017 - 10:51 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

Shopping centers, estádios e ginásios esportivos, aeroportos, ferroviárias, portos, clubes, instituições de Ensino Superior, trens e veículos de resgate poderão ser obrigados a disponibilizar um aparelho desfibrilador cardíaco externo automático, para casos de emergência. É o que propõe Projeto de Lei (PL) apresentado na manhã desta terça-feira (29/8) pelo deputado Felipe Orro (PSDB).

A proposta altera a Lei Estadual 3.062/2005, que inclui ainda os estabelecimentos, de quaisquer naturezas, com circulação diária igual ou superior a mil pessoas. Cada aparelho deverá atender às normas vigentes e os locais deverão promover treinamentos de pessoal para operar o aparelho e procedimentos de ressuscitação cardiorrespiratória.

“A desfibrilação é reconhecidamente uma das ações fundamentais para o restabelecimento do ritmo cardíaco, com um aparelho é possível socorrer a vítima no local de forma mais eficaz. Incluímos na lei os aeroportos e shopping centers”, explicou o deputado Orro. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de ser votada em plenário. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.