Eduardo Rocha homenageia “tia Nega” em sessão solene hoje

Imagem:
15/03/2011 - 07:05 Por: Rose Rodrigues    Foto: JJCajú

A Assembléia Legislativa realiza nesta terça-feira uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Na oportunidade, cada deputado pode escolher uma homenageada que receberá o troféu “Celina Jallad”, como uma homenagem à ex-deputada, que faleceu no último dia 2. A proposta do troféu foi apresentada pela deputada Dione Hashioka. (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB). Serão homenageadas mulheres envolvidas nas mais diversas áreas e que prestam serviços voluntários para a comunidade sul-mato-grossense. A sessão solene terá início às 9h e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia.
O deputado Eduardo Rocha, líder do PMDB, escolheu a três-lagoense Visitação Veron da Mota, mais conhecida como “tia Nega”, de 77 anos e que desenvolve um trabalho assistencial voluntario há muitas décadas na cidade. Vereadora por dois mandatos, eleita em 1988 e reeleita em 1992, “tia Nega” . Durante o mandato conquistou junto à extinta LBA a construção do Centro de Convivência da Terceira Idade “Tia Nega” e o Centro de Educação Infantil “Diva Garcia”. Ainda como vereadora recebeu o diploma de Honra ao Mérito “Antônio Trajano dos Santos”, em 1992, e o pitoresco título de Tombamento como Patrimônio Histórico, Moral e Ético da Política Três-Lagoense, ato publicado em Diário Oficial, em 1995.
Ela começou na vida pública como coordenadora de Assistência Social de Três Lagoas, no programa Panelão, de fornecimento de cestas básicas a famílias carentes, na década de 80. Foi criadora do programa de hortas comunitárias em Três Lagoas. Também foi a pioneira na implantação de clubes de mãe, destinados a atendimento social das famílias carentes, com atividades artesanais e de cuidados com os filhos. Foi ainda a fundadora do Estádio da Associação Desportiva da Noroeste (Estádio da Aden), junto com ferroviários e com o marido, Benedito Soares da Motta, ex-vereador por três mandatos.


As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.