Okinawa recebe governador de MS e comemora retomada de ações

Imagem: Comitiva tem recepção em aéroporto
Comitiva tem recepção em aéroporto
26/05/2008 - 10:26 Por: Rachid Waqued    Foto: Rachid Waqued

Okinawa (Japão) – A comunidade de Okinawa, ilha japonesa que fica a mais de mil quilômetros de Tóquio, recebeu com festa o governador André Puccinelli e a comitiva de Mato Grosso do Sul que desembarcaram na manhã deste domingo, 25 de maio, para retomar as ações de intercâmbio social, cultural e de negócios.

Desde 1986, Okinawa, com mais de 1 milhão de habitantes, é considerada “Estado Irmão de Mato Grosso do Sul”. Sobretudo pela identidade humana, já que a grande maioria dos japoneses que moram no Estado, cerca de 55 mil, vieram da ilha. Hoje, Okinawa é um dos maiores destinos turísticos da Ásia, recebendo 5 milhões de visitantes por ano.

E é nesta área que os dois Estados podem estreitar relações, já que Mato Grosso do Sul, nesta fase de profissionalização do turismo, tem muito o que aprender com os okinawanos.

Um dos maiores atrativos turísticos de Okinawa é o Parque Aquático, que tem um dos maiores aquários do mundo, onde tubarões-baleia de 14 metros não só vivem como se reproduzem. Este parque recebe 3 milhões de turistas por ano, gerando renda, empregos e trazendo notoriedade para a ilha. O governador conheceu as estratégias de marketing do parque e viu como funciona uma moderna estrutura de captação e fidelização de clientes do Aquário Churaumi, um investimento de 170 milhões de dólares.

Puccinelli conheceu também a estrutura do centro de convenções da ilha, o Bankoku Shinryokan, construído em 2 000 para sediar a reunião dos líderes mundiais dos paises ricos, o chamado G-8.

No fim da tarde, as Prefeituras de Nago e Ogimi, Yoshikazu Shimabukuro e Yoshisima Shimabukuro promoveram uma recepção ao governador André Puccinelli, com discursos e apresentações culturais típicas da ilha. No mês de agosto, uma grande comitiva de okinawamos visita Mato Grosso do Sul para as comemorações alusivas aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Nesta segunda-feira, 26 de maio, o governador de Mato Grosso do Sul será recebido em audiência pelo governador da Província, senhor Nakai, lidera roda de negócios com os empresários locais interessados nas oportunidades de negócios em Mato Grosso do Sul e discute a dinamização do convênio de cooperação com Okinawa.

Puccineli visita,também, a Nansei Oils, refinaria de petróleo japonesa, cuja maior acionista é a Petrobras. Em Okinawa, o governador de Mato Grosso do Sul encerra a visita oficial de seis dias ao Japão.


Com informações de Rachid Waqued
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.