Inauguração realiza o sonho da casa para 141 famílias da Capital

Imagem: Moradores recebem chaves das casas no residencial Octávio Quizo
Moradores recebem chaves das casas no residencial Octávio Quizo
13/02/2009 - 08:49 Por: Notícias MS    Foto: Marco Miatelo

A casa própria deixou de ser apenas um sonho para 141 famílias da Capital na tarde desta quinta-feira (12). A inauguração do Residencial José Octávio Guizzo, realizada pelo governador André Puccinelli e pelo secretário de Habitação Carlos Marun, marca mais que a entrega de um novo teto para as famílias. Estabelece o início de uma vida de boas e novas perspectivas.

O residencial será em uma semana o endereço do novo lar de Rafaela Macedo. Mãe de uma filha de dois anos, a jovem espera levar a mudança já no início da próxima semana. “Morava de aluguel, morei com minha mãe também. Agora tenho uma casa minha”, explica com orgulho.

Quem também começa uma nova vida com um novo teto é Ivonete Lima, grávida de Yasmin, casada há três anos. “Meu sonho era conseguir a casa antes do nascimento da minha filha. É muita alegria recebe-la na nossa casa própria”, revela a jovem mãe.

O residencial José Octávio Guizzo faz parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Foram investidos através da parceria entre o governo do Estado e a União R$ 4,512 milhões. As casas são térreas, com área de 45,03 metros quadrados distribuídos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os mutuários pagarão em média R$ 238,00 de prestação, mais condomínio.

A obra só pôde ser viabilizada com o suporte e a união entre os governos. “Esta construção tem um lema: parceria. Pois somente com a união de esforços é possível garantir a milhares de famílias sul-mato-grossenses o direito de viver e morar com dignidade”, explicou o secretario de Habitação, Carlos Marun.

Mas além de realizar o sonho de quem mora, as casas garantem o emprego e a renda de milhares de trabalhadores do setor da construção civil. “A construção de cada casa garante o emprego de cerca de seis trabalhadores por no mínimo seis meses. Investir na habitação possibilita a realização de sonhos. O de quem irá morar no lar e o do emprego de quem a constrói e garante o seu ganha pão”, garante o governador André Puccinelli.

Novas metas

Com a construção de mais de 24,5 mil casas nos últimos dois anos e boas expectativas para o setor habitacional para os próximos dois, o governo do Estado elevou a meta de construção de 40 mil novas unidades habitacionais até 2010. Segundo o secretário Carlos Marun, o Estado trabalha agora na construção de 50 mil unidades.

“Estamos firmando parcerias para conquistar este patamar. A união entre governo federal, estadual e municípios é vital para diminuir o déficit habitacional em Mato Grosso do Sul. Estamos com um bom ritmo de construção, mas queremos mais”, garantiu Marun.

Nesta sexta-feira (13) acontece mais uma entrega de casas. O secretário e o governador André Puccinelli estarão em Ribas do Rio Pardo, onde serão entregues mais 160 unidades habitacionais para famílias de baixa renda. As casas serão destinadas às famílias que viviam em áreas de risco ou favelas.

"As casas de Ribas fazem parte do Projeto Mudando para Melhor, que visa à extinção das favelas. Famílias inteiras que moravam em barracos de lona, sem o mínimo de condições de moradia serão transferidas para um teto digno que os proporcionará qualidade de vida", analisou o secretário.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.