Zonta diz que cooperativismo tem como papel fundamental a inclusão social

Imagem: Cooperatisvista é fundamental para inclusão social, afirma Zonta
Cooperatisvista é fundamental para inclusão social, afirma Zonta
03/07/2009 - 15:49 Por: Alcindo Rocha - ass. Fencoop    Foto: Marco Miatelo

O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional, deputado federal Odacir Zonta, disse que o cooperativismo tem como papel fundamental a inclusão social. A declaração foi feita durante a solenidade de comemoração dos 30 anos de cooperativismo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Na solenidade também foi lançada a Frente Parlamentar do Agronegócio e do Cooperativismo da Assembleia, que conta com 16 dos 24 deputados estaduais. Zonta disse ainda que onde há cooperativa o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é melhor.

Segundo ele, nenhum presidente da República, quem quer que seja, poderá dispensar o cooperativismo do processo de desenvolvimento do País. Mesmo tendo importância para a economia, o Brasil ainda tem espaço para o desenvolvimento dessa forma de organização, ele acrescentou.

Odacir Zonta disse ainda que é uma alegria estar em Mato Grosso do Sul na comemoração do aniversário do cooperativismo. Ele destacou também a representatividade política que o agronegócio e o cooperativismo têm em Mato Grosso do Sul, onde 10 dos 11 membros da bancada federal integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo. Ele mencionou ainda o fato de que 16 deputados estaduais integram a Frente Parlamentar no âmbito da Assembleia Legislativa.

Em nível nacional, Zonta enumerou os Estados cujas Assembleias Legislativas já contam com Frentes Parlamentares: RS, SC, PR, SP, MG, MS, MT, RO, AM, GO, ES e CE.

Sobre a atuação do ex-ministro da Agricultura e coordenador do Conselho de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo lembrou que ele não é apenas uma unanimidade nacional, mas também mundial no quesito cooperativismo.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.