Banco da Gente vai conceder crédito a produtores da agricultura familiar

Imagem: Governador André Puccinelli e o dep. Marcio Fernandes durante assinatura do convênio
Governador André Puccinelli e o dep. Marcio Fernandes durante assinatura do convênio
31/03/2010 - 09:06 Por: Alcindo Rocha, com assessoria de imprensa do governo | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia, acompanhou nessa terça-feira (30) a assinatura de convênio entre o Banco da Gente e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) para concessão de crédito a produtores da agricultura familiar. Assinou o convênio o governador André Puccinelli, o diretor-geral do Banco, Márcio Laabs, e o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão.

Conforme o governo, o empréstimo poderá ser pleiteado por produtores de leite, de frutas e hortaliças, apicultores e criadores de pequenos animais.

O presidente da Associação de Apicultores de Mato Grosso do Sul, Gustavo Nadeu Bijos, disse que os apicultores só têm a agradecer o governo do Estado. Ele agradeceu também o deputado Marcio Fernandes pela elaboração da Lei nº 3.623/08, que dispõe sobre a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura (criação de abelhas para extração de mel, própolis etc.) e Meliponicultura (criação de abelhas-sem-ferrão).

O governador André disse que a intenção do governo é diversificar a economia do Estado o mais possível.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Mimoso, Gilson Gonçalves Oliveira, disse que o município de Bandeirantes (onde está localizada a região do Vale do Mimoso) também agradece a parceria que o governo tem com eles. Ele também agradeceu o apoio do deputado Marcio Fernandes, que há poucos dias viabilizou junto à Agraer um resfriador de leite para a Associação.

Além da Agraer, o Banco da Gente firmou parceria com associações representativas de empreendedores rurais da agricultura familiar.

Para ter acesso ao financiamento, o produtor precisa comprovar que atende as especificações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e precisa estar vinculado à associação que já tenha firmado parceria com o Banco da Gente.

O microcrédito será oferecido aos pequenos agricultores, produtores e criadores que estejam cadastrados nas associações de classe. Os recursos estão disponíveis para capital de giro e investimento fixo com taxa de juro de 1% ao mês e garantia de avalista/fiador solidário. O aval/fiança também poderá ser realizado pela entidade associativa. O crédito varia entre R$ 300,00 e R$ 10 mil - conforme o tipo de atividade - com prazo de até 60 meses para amortização da dívida.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.