Marcio Fernandes propõe ao prefeito Nelsinho criação de estacionamentos para bicicletas

Imagem: Estacionamentos seriam instalados em parques, praças públicas, terminais de ônibus etc.
Estacionamentos seriam instalados em parques, praças públicas, terminais de ônibus etc.
04/05/2011 - 16:25 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | (67) 8406-2105 / 3326-4102    Foto: Marco Miatelo

O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, propôs ao prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, que seja realizado estudo de viabilidade para instalação de estacionamentos para bicicletas nos terminais urbanos de ônibus, praças públicas, parques e em locais estratégicos no Centro de Campo Grande.

Segundo o deputado, no Brasil a bicicleta é usada por grupos sociais diversos, movidos por diferentes objetivos. Pessoas com baixo poder aquisitivo costumam usá-la como meio de transporte no deslocamento para o trabalho, enquanto outros utilizam para o lazer e prática de esportes em espaço público.

O OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o uso da bicicleta como alternativa para melhorar a saúde pública. Além dos benefícios físicos, o estímulo ao uso de bicicleta pode reduzir o uso de veículos automotores, o que provocaria consequente redução também na emissão de gases poluentes, trazendo benefícios ao trânsito e ao meio ambiente.

O deputado lembra ainda que muitas pessoas deixam de utilizar bicicleta por não haver lugar seguro para guardá-las. Desse modo, a proposição visa estimular o uso da bicicleta, que certamente trará inúmeros benefícios.

Trânsito e infraestrutura

Marcio Fernandes apresentou outras proposições que serão também encaminhadas ao prefeito da Capital solicitando melhorias nos setores de infraestrutura e trânsito.

Com relação à infraestrutura, o deputado pediu ao prefeito que seja realizado o patrolamento e cascalhamento das ruas do conjunto habitacional Parque do Lageado. A reivindicação chegou até o deputado pela senhora Claudete F. Gomes, que disse ter certeza de que as autoridades têm o conhecimento da urgência do serviço solicitado.

A situação do bairro, que não é pavimentado, piorou em razão da temporada de chuvas, que deixou as ruas em situação quase intransitável.

Outro pleito referente à infraestrutura diz respeito ao conjunto habitacional Coophavilla II. Para essa região, Marcio Fernandes solicita a construção de canaleta junto às guias das ruas para escoamento das águas das chuvas. Tal medida evita alagamentos, erosões, bem como impede a criação de poças d'água em frente às residências.

Referente ao trânsito, o deputado solicita a pintura da sinalização horizontal da rua Coriolano Ferraz, no bairro Amambaí. O pedido, caso atendido, contribuirá para a organização do trânsito, prevenindo a ocorrência de acidentes automobilísticos.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.