Picarelli solicita medidas para conter aumento de moscas em fazendas em Angélica

Imagem:
03/11/2009 - 13:59 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Proprietários de fazendas localizadas em Angélica procuraram o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) para reclamar de uma infestação de moscas que se reproduzem no vinhoto da Usina Angélica Agro-Energia. Segundo eles, os insetos têm causado prejuízo a suas propriedades.

Picarelli encaminhou indicação à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), solicitando medidas para conter a infestação das moscas nos estábulos, que começaram a se proliferar rapidamente em resíduos da usina.

Conforme o deputado, a infestação de moscas tem causado principalmente a morte de animais novos e o gado, em geral, está perdendo peso, as vacas abortando e nem sequer ficando emprenhadas. Os funcionários das fazendas também costumam ser atacados, sendo necessária a ajuda médica para combater as feridas causadas pelos insetos.

Os produtores já comunicaram a usina sobre o problema, só que a empresa raramente envia funcionários para averiguar a infestação. Veneno e iscas já foram colocados no pasto, só que o resultado é ineficiente.

A mosca de estábulo é muito parecida com a doméstica, porém possui uma tromba alongada que é utilizada para sugar o sangue de animais, causando-lhes feridas nas orelhas e transmitindo doenças. Foi constatado que vários funcionários da usina e das fazendas foram atacados pelas moscas e apresentaram manchas roxas por vários locais do corpo.

Por causa disso, o deputado Picarelli solicita à Secretaria de Estado e à Iagro o apoio técnico para verificar a situação e determinação de medidas a serem adotadas para a erradicação do inseto.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.