Renato Câmara pede intensificação de ações a favor da pessoa idosa

Imagem:
10/06/2015 - 16:22 Por: Assessoria    Foto: Assessoria

Em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) apresentou indicação para que sejam intensificadas ações de conscientização e informação sobre a pessoa idosa na sessão desta quarta-feira (10/6) na Assembleia Legislativa.

O deputado solicitou a realização de atividades junto ao Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa e aos municípios de Mato Grosso do Sul como palestras, fóruns, seminários, panfletagens dentre outros. A indicação está em consonância com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, criada por Renato Câmara, que tem como finalidade trabalhar por soluções para os problemas enfrentados pela terceira idade, com o compromisso de defender e representar os interesses dessas pessoas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa de Mato Grosso do Sul cresceu 27% nos últimos quatro anos. Para o deputado, os dados reafirmam a necessidade de empenho em políticas públicas direcionadas à pessoa idosa.

Frente Parlamentar do Idoso – A proposta de instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa oficializada pelo deputado Renato Câmara (20/5) tem por finalidade identificar e encontrar soluções para os problemas que afligem os idosos, servindo como porta-voz da terceira idade e dos seguimentos da sociedade imbuídos da sua proteção.

O deputado explicou que o objetivo agora é viabilizar a implementação de políticas públicas, além de efetivar iniciativas que favoreçam essa população, na perspectiva do envelhecimento ativo, ou seja, com vistas ao reconhecimento dos direitos da pessoa idosa e dos princípios de independência, participação, dignidade e assistência.

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado ao longo dos anos. De acordo com o último censo demográfico, o brasileiro vive, em média, até aos 75 anos. Com uma maior longevidade, a projeção é que a população idosa em 2025 seja o dobro da que existe hoje no país. Em Mato Grosso do Sul são mais de 305 mil idosos, o que corresponde a 11% da população do estado.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.