Democrata cobra construção de presidio semi aberto em Dourados

Imagem:
22/06/2011 - 16:53 Por: Karin Seben    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) solicitou à Secretaria de Justiça e Segurança Pública a construção de um novo presídio semi-aberto em Dourados, para abrigar cerca de 400 detentos. Neste ano, o Ministério Público mandou interditar o prédio de uma antiga escola onde funcionava o estabelecimento penal, devido às péssimas condições de higiene e infraestrutura. Com isto, os internos receberam o benefício para cumprir a pena em regime domiciliar.
A falta de segurança assola a comunidade douradense, principalmente agora que os condenados estão nas ruas e podem retornar à criminalidade. De acordo com o vereador Pepa (DEM), a população teme o aumento dos furtos e outros delitos, já que os internos estão cumprindo pena em total liberdade. “Nossa reivindicação torna-se necessária devido ao fato de que a segurança em Dourados está enfrentando sérios problemas, agravados com esta situação”, ressaltou o vereador.
O democrata Zé Teixeira acredita que é essencial a viabilização do presídio, bem como alternativas de trabalho para a ressocializar os detentos. “Não adianta apenas mantê-los encarcerados, é preciso que os presos tenham oportunidade de trabalho digno, para resgatar sua auto-estima e retornar ao convívio na sociedade”, acrescentou.
Recursos Garantidos- O Ministério da Justiça empenhou, em dezembro do ano passado, R$ 6.054.540,12 para a construção do novo prédio semi aberto de Dourados. Os recursos foram destinados pelo Departamento Penitenciário Nacional e de contrapartida do Governo do Estado ficou acordado que o valor será R$ 672.726,68. A estrutura projetada para abrigar 436 presos deverá funcionar próximo a BR-163.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.