Mochi representa a Casa de Leis em encontro da Undime na Assomasul

Imagem: Junior Mochi falou para os participantes do evento
Junior Mochi falou para os participantes do evento
14/09/2017 - 17:21 Por: Juliana Turatti    Foto: Rachid Waqued

Com o tema 'Um novo olhar para uma gestão inovadora', está sendo o VI Formação aos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). O evento começou nesta quinta-feira (14/9) e prossegue até amanhã (15/9). A proposição é da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

João Rocha Costa de Souza foi o palestrante da tarde e falou sobre a gestão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ibed) e o uso de dados na educação. "A escola tem que ensinar o aluno a ler o mundo. É necessário ensinar a todos, ensinarmos bem e no tempo certo. E quero parabenizar a Assembleia Legislativa por participar de um encontro como este. Eu que já fui secretário de educação sei da importância da parceria com o Legislativo", destacou Souza.

"Eu estou aqui para colocar a Assembleia à disposição para tratar de um assunto que é importante, que são as emendas parlamentares. E quero ressaltar que saio enriquecido porque deu para ter uma dimensão do momento que estamos vivendo. Nós temos um grande desafio pela frente, de fazer com que a qualidade do ensino de fato aconteça e isso envolve uma série de fatores, todo um sistema, e cabe a sociedade participar deste processo", afirmou o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB).

Conforme a direção da Undime, o objetivo da formação é proporcionar ao dirigente municipal de educação e sua equipe técnica formação e orientação para gerir as políticas públicas de forma efetiva e qualitativa. 

Ideb - Foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Para tanto, ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

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