Frentes Parlamentares prestam serviços para os seus diferentes públicos de atuação

Imagem: Grupo de trabalho em uma das reuniões mensais da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Grupo de trabalho em uma das reuniões mensais da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
01/02/2018 - 08:11 Por: Juliana Turatti   Foto: Wagner Guimarães

Atualmente a Casa de Leis possui três frentes parlamentares em funcionamento. A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa tem o objetivo de discutir, propor e ampliar projetos em conjunto com as entidades e sociedade civil em geral, atuando para proporcionar a garantia dos direitos da pessoa idosa sul-mato-grossense. Já a Frente Parlamentar da Regularização Fundiária do Estado de Mato Grosso do Sul tem por finalidade discutir, propor e acompanhar a execução de políticas públicas relacionadas a regularização fundiária em Mato Grosso do Sul. Ambas são coordenadas pelo deputado Renato Câmara (PMDB).

“A Frente Parlamentar é um mecanismo que promove o diálogo e a discussão entre as instituições para resolver problemas e encaminhar soluções, e nós temos conseguindo avançar muito. A presença da ALMS nestas reivindicações, é uma maneira de dar uma resposta”, apontou Câmara.

De acordo com o deputado, o ano de 2017 foi de muitas conquistas nas duas frentes que ele coordena. “Na Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, depois de 20 anos de espera foi sancionado pelo Governo do Estado o Fundo Estadual do Idoso, tivemos o retorno dos jogos da terceira idade e o desconto de 40% para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. E a Frente Parlamentar da Regularização Fundiária deixa um marco que é o manual de regularização fundiária que irá auxiliar na padronização os entendimentos”, destacou. O manual é direcionado aos órgãos públicos, cartórios e vereadores, entre outros. O parlamentar também explicou que haverá a criação de uma cartilha simplificada que irá constar os direitos dos cidadãos.

Outra Frente Parlamentar é a de Defesa da Assistência Social que visa implantar mecanismos de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O coordenador do grupo de trabalho é o deputado João Grandão (PT). “As frentes parlamentares são instrumentos de luta e de mobilização, que de uma forma democrática auxiliam no debate de assuntos que às vezes não chegam até a sociedade”, esclareceu Grandão.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.