Em seminário, Mochi destaca importância do controle social no combate a corrupção

Imagem: Para Mochi, os profissionais das áreas de contabilidade e jurídica são fundamentais no controle social
Para Mochi, os profissionais das áreas de contabilidade e jurídica são fundamentais no controle social
07/08/2018 - 10:23 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (MDB), participou da abertura do 1º Seminário Estadual de Controle Social, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Seccional Mato Grosso do Sul. Durante o evento, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) fez o lançamento da campanha “Abraçando o Controle Social”, que visa conscientizar os profissionais e gestores sobre a importância dos mecanismos disponibilizados pelo Governo Federal, para o aperfeiçoamento dos sistemas de controle, transparência e fiscalização da administração pública.  

“Passamos pela travessia do País que temos e o País que queremos. Essa travessia se efetivará de forma transparente, segura e efetiva por meio do controle social. A participação das organizações e dos cidadãos no controle, na aplicação e efetividade dos gastos públicos fará que tenhamos um Brasil muito melhor. Neste momento de questionamentos, devemos agir para combater a corrupção. E, para isso, os profissionais das áreas de contabilidade e jurídica são fundamentais no controle social e na vigilância da correta aplicação dos recursos públicos. Parabenizo a iniciativa, a Assembleia é parceira para que este projeto dê certo em Mato Grosso do Sul”, afirmou Mochi.   

O controle social é direito fundamental expresso na Constituição de 1988 e tem a finalidade de submeter o Estado à fiscalização da sociedade. “Uma revolução silenciosa e pacífica vem acontecendo no Brasil nos últimos anos. A participação da sociedade civil, em sintonia com os órgãos institucionais de controle, impactará na qualidade da gestão pública. Nessa esteira de conscientização, foram surgindo movimentos importantes, entre eles, o Abraçando o Controle Social. Não podemos deixar que a corrupção se torne um traço cultural do povo brasileiro. Não basta sermos cidadãos cumpridores dos nossos deveres, a atual realidade exige o exercício de fato da cidadania e atuar de forma colaborativa em benefício de todos”, disse o presidente do CFC, Zulmir Breda.

A programação do seminário segue no período vespertino, com a participação de Thiago Lacerda Nobre, procurador-chefe do Ministério Público de São Paulo. O evento acontece no auditório da OAB/MS, localizado à Avenida Mato Grosso, 4682.       

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.