Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Projeto do deputado Neno Razuk prevê uso de copos e canudos biodegradáveis no Estado

Imagem:
16/05/2019 - 12:48 Por: Assessoria   Foto:

Projeto de Lei apresentado nesta quinta-feira (16) pelo deputado estadual Neno Razuk prevê que organizações públicas e privadas, além de estabelecimentos comerciais, utilizem copos e canudos feitos com material biodegradável. A intenção é reduzir o descarte de materiais plásticos, considerando que um utensílio feito deste material demora de 200 a 400 anos para se decompor, conforme pesquisa da Universidade Federal de São Carlos.

“Esta substituição já está sendo feita em vários Estados do Brasil, por meio de lei. Aqui em Mato Grosso do Sul temos um apelo ecológico e se faz também necessário pensar nestas questões para uma maior contribuição ao meio ambiente”, declarou o deputado.

O projeto esclarece que materiais biodegradáveis são aqueles não oriundos de polímeros sintéticos fabricados à base de petróleo. Conforme o projeto, só o canudo de plástico representa quase 4% de todo o lixo plástico do mundo.

Na leitura do deputado, o projeto representa um pontapé inicial e efetivo para mudanças de hábitos de toda a população. Ele lembrou que na cidade do Rio de Janeiro e no Distrito Federal já existem leis semelhantes.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.