Deputado comemora decisão que beneficia produtores de mandioca

Imagem: Renato Câmara disse que força conjunta foi decisiva para superar entraves à produção
Renato Câmara disse que força conjunta foi decisiva para superar entraves à produção
06/06/2019 - 13:14 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) comemorou neta manhã (6) decisão que beneficia os produtores de mandioca do Estado. “Hoje pela manhã eu tive a grata notícia que serão normalizados os financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familia [Pronaf], realizados pelo Banco do Brasil, para os produtores de mandioca. Sei que ainda existem questão a serem resolvidas, mas conseguimos com a força conjunta superar esse problema que ia causar tantos prejuízos ao agricultor de Mato Grosso do Sul”, relatou o parlamentar.

Renato Câmara agradeceu às providências tomadas pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ao seu requerimento que pedia ao governo federal a reavaliação da Resolução 4.709, de 31 de janeiro, do Ministério do Fazenda. “O Banco Central fez a resolução que iria reduzir o prazo de pagamento de financiamento concedido aos produtores de mandioca em apenas 12 meses, sendo que antes eram dois anos. Isso ia prejudicar os produtores e acabar inviabilizando a produção”, explicou.

“Conseguimos em força conjunta superar esse problema, me reuni com associações e sindicatos, enviei esse requerimento para a ministra para tentar reverter a resolução que ia causar tantos problemas ao produtor de mandioca do Estado”, considerou o deputado Renato Câmara.

Produção

Mato Grosso do Sul é o segundo maior produtor brasileiro de farinha de mandioca (ou fécula) e um dos principais fornecedores para indústrias de outras regiões. São aproximadamente 8 mil famílias atuando na atividade, mil apenas no município de Ivinhema. Dados da Embrapa indicam produção de 690 mil toneladas da raiz em área de 31.805 hectares no Estado.

* Com informações da assessoria parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.