"União para solucionar os problemas de Dourados é necessária", afirmou Marçal Filho

Imagem: Marçal Filho abordou os problemas de Dourados e apresentou projeto de lei
Marçal Filho abordou os problemas de Dourados e apresentou projeto de lei
14/08/2019 - 11:45 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) abordou novamente, ao utilizar a tribuna nesta manhã (14), os problemas vividos pelo município de Dourados. “Precisamos nos unir e fazer o que nos cabe em nossas funções enquanto parlamentares, com o apoio do Governo do Estado e da União pelas mazelas do município de Dourados. A saúde vivencia uma crise maior, com atraso de repasse e pagamento aos servidores, a educação, infraetrutura e tantos outras já mencionadas. As soluções devem ser encontradas em conjunto e eu sou adepto do quanto melhor, melhor”, destacou.

“Quase todos os municípios brasileiros enfrentam problemas. O País, inclusive, terá que passar pela Reforma Tributária, e não há outro caminho. Se o Poder Público fosse uma empresa, o Brasil já tinha praticamente decretado falência. As gestões municipais, estaduais ou a federal deveriam escolher uma boa equipe técnica e fazer um planejamento, para que não ficassem apenas ‘apagando incêndios’. Ações mais efetivas são necessárias para resolver antigos problemas, as parcerias público privadas [PPP] podem ser utilizadas para possibilitar soluções imediatas para a cidade de Dourados, que tanto defendo, pois lá nasci e morei”, ressaltou o deputado estadual Marçal Filho.


Barbosinha, líder do governo na Casa de Leis, em aparte

O deputado estadual Barbosinha (DEM) afirmou que tem o mesmo sentimento do deputado Marçal Filho. “O que o atormenta me angustia. Acompanho as dificuldades vividas no País, e as Dourados, onde temos problemas na saúde pública, educação, infraestrutura, entre outros. Proponho a criação de uma Frente Parlamentar composta pelos deputados da região para que acompanharmos e levarmos soluções à administração municipal do município”, revelou o parlamentar.


Deputados Neno Razuk e Marçal Filho, ambos da região de Dourados

O deputado Neno Razuk (PTB) destacou que a administração municipal não pode sozinha solucionar os problemas do município. “Sobre o atendimento de saúde realizado em Dourados, 65% é proveniente de outros municípios. O Hospital Regional deveria estar funcionando, mas só ficou na promessa. Os problemas da gestão de saúde vem desde a administração passada. Cadê o amor por Dourados? Só o repasse não é suficiente, precisamos de mais. Os governos federail e estadual não estão cumprindo os compromissos com Dourados. Vocês têm o meu apoio para buscar soluções para Dourados”, relatou.

Saúde Mental dos Educadores

O deputado Marçal Filho também apresentou nesta manhã (14) projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do sul, previsto na Lei 3945, de 4 de agosto de 2010, o Dia Estadual em Atenção à Saúde Mental dos Profissionais de Educação, a ser comemorado anualmente no dia 30 de setembro. Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei na data de sua publicação.


Proposta de Marçal Filho reforça a importância da saúde mental

Marçal Filho explicou as razões de da proposição de seu projeto de lei. “Os profissionais de educação estão em funções desgastantes, com excessiva carga de trabalho e emocional, e desafios diários e intensos, adoecendo cada vez mais. Campanhas são fundamentais para que o educador seja instruído a procurar ajuda de um profissional de saúde para manter o equilibro mental”, justificou o autor da proposta.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.