Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
ALEMS no combate ao Coronavírus

Ordem do Dia: Adicional a contratados do Sistema Penitenciário segue para sanção

Imagem: Deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, durante a sessão plenária realizada por vídeoconferência
Deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, durante a sessão plenária realizada por vídeoconferência
11/08/2020 - 10:25 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Wagner Guimarães/TV ALEMS

Na sessão desta terça-feira (11), realizada de forma virtual, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), votaram quatro matérias durante a Ordem do Dia. Um dos destaques é o Projeto de Lei 148/2020, do Poder Executivo, que prevê adicional de risco de vida ao pessoal contratado temporariamente para o Departamento do Sistema Penitenciário do Estado e nas Casas de Guarda. A proposta, aprovada em primeira e segunda discussões, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).  

Outras duas proposições foram aprovadas em primeira discussão. Do Executivo, o Projeto de Emenda Constitucional 2/2020 altera a Carta Magna Estadual, a fim de prever expressamente no texto constitucional a subordinação dos órgãos que compõem a Segurança Pública ao governador, vinculando-os operacionalmente e administrativamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública.

De autoria do deputado Antônio Vaz (Republicanos), o Projeto de Lei 130/2020 dispõe sobre a inclusão do tema empreendedorismo como conteúdo transversal no currículo das redes de Ensino Médio Público no Estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme a proposta, serão abordados conteúdos como desenvolvimento de habilidades e competições para sua absorção no mercado de trabalho; ética, livre iniciativa, sustentabilidade e cooperação; educação financeira, cultura organizacional, gestão de negócios e de mercado e capacidade de gestão e inovação.

Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 128/2020, de autoria do deputado Barbosinha (DEM), que denomina Leonel Gomes Ferreira o viveiro da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), localizado à Rua General Osório, em Dourados.

Minuto de silêncio

Neste último fim de semana, o Brasil atingiu mais de 100 mil mortos por Covid-19. A pedido do vice-presidente da ALEMS, Eduardo Rocha (MDB), os deputados fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do coronavírus. São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Pará são os Estados que registraram mais mortes.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.