Barbosinha reivindica melhorias para aldeias indígenas de Dourados

Imagem: Deputado fez solicitações ao Governo Federal e Estadual
Deputado fez solicitações ao Governo Federal e Estadual
18/05/2021 - 10:56 Por: Evellyn Abelha    Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Barbosinha (DEM) usou a palavra na sessão ordinária desta terça-feira (18) para pleitear melhorias para as aldeias indígenas da região do município de Dourados. O parlamentar afirmou que esteve em reunião junto ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), e solicitou apoio.

"Levamos para o governador algumas demandas. Na Educação, necessitamos de uma escola de Ensino Médio em Jaguapiru, pois a que existe não suporta mais”, explicou Barbosinha. O deputado relatou a receptividade do chefe do Executivo para a solicitação e afirmou que já há movimentação junto às lideranças locais para doação de área para construção de uma escola de tempo integral.

Outra reivindicação feita por Barbosinha foi o asfaltamento completo da aldeia. “Está faltando somente 10 quilômetros de asfalto”. Além disso, o deputado chamou atenção para a construção de creche no local, para que as mães indígenas tenham onde deixar os filhos e trabalhar.

A questão da qualidade da água em terras indígenas também foi levantada. “Já roguei parceira para que os irmãos indígenas tenham água de qualidade e não só poços improvisados e precários”, disse. Barbosinha ainda solicitou reforma do Hospital de Missão Caiuá.

Por fim, o parlamentar citou conversa que teve com a ministra de Agricultura, Tereza Cristina, para que a aldeia de Dourados possa ter uma agrovila, devido ao problema de saneamento e de moradia. “Precisamos de um programa para o desenvolvimento sustentável das aldeias. Para que eles possam vender os artesanatos e também produtos orgânicos. O índio precisa ter esse apoio para produzir e comercializar. É difícil para a capital econômica de MS conviver com a miséria dos irmãos indígenas de forma tão próxima. É uma dívida e vinculo o Governo Estadual e Federal para essas necessidades”, finalizou.

*Matéria editada às 14h26

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.