Após indicação de Neno, Governo Federal inaugura primeiro CRAS de campanha em Corumbá

Imagem:
29/10/2021 - 14:00 Por: Assessoria de Comunicação   Foto: Governo do Estado

Diante do cenário de queimadas na fauna e flora pantaneira, o deputado Neno Razuk (PTB) agradeceu o empenho do executivo estadual e ao Governo Federal pelos recursos e implantação do primeiro CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de campanha brasileiro em Corumbá.  Além disso, Neno ressaltou como a indicação apresentada em 2020, levou a inauguração do hospital veterinário

O parlamentar relembrou a proposição apresentada há um ano, no qual solicitou a instalação imediata de um CRAS de campanha em Corumbá, devido ao aumento das queimadas e estado de emergência ambiental no Estado. O pedido destacava a necessidade de resgate, recebimento e primeiro atendimento aos animais silvestres que são vítimas dos incêndios no Pantanal.

“A proposição apresentada no ano passado estava diante de um cenário crítico no nosso Pantanal, onde vimos diversas vezes nos noticiários imagens de animais feridos e muitos que não resistiram às queimadas na região. Enviei a solicitação ao Governo do Estado com cópia ao secretário de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar, Jaime Verruck e aos comandantes da PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros Militar e ao Exército Brasileiro. Felizmente através do programa Resgata+, tivemos a implantação e inauguração do CRAS, além de aporte financeiro ao MS para financiar outra base de hospital veterinário para os mesmo fins em Corumbá”, disse Neno sobre a importância do CRAS na região.

A estrutura do hospital veterinário foi inaugurado no 3º grupamento do Corpo de bombeiros do município, pela ministra de Agricultura Tereza Cristina (DEM), a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no início desta semana. Também participou secretário de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar, Jaime Verruck,  Comandante-Geral do Corpo de Bombeiro, Coronel Hugo Djan Leite, diretor-presidente do Imasul (Instituto Meio Ambiente de MS), André Borges, entre outras autoridades públicas do Estado.

Resgata +

O Governo Federal lançou em Corumbá o Programa Resgata+, em parceria com o Governo do Estado e outras instituições não governamentais e privadas (empresa Petz), que se estenderá a outros biomas do país, visando reduzir a perda de biodiversidade por causas naturais extremas ou acidentes ambientais. A unidade possui 200 m², dotado de todos os equipamentos necessários para exames e procedimentos (cerca de 200 itens).

Creapan

O Creapan (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal)será construído em uma área situada ao fundo do prédio da prefeitura de Corumbá, com acesso à região pantaneira pelo Canal do Tamengo, que deságua no Rio Paraguai. A unidade hospitalar contará com toda infraestrutura para atendimentos de emergência e recuperação de animais silvestres atropelados nas estradas ou vítimas de incêndios florestais.

O investimento é de R$3 milhões do Governo do Estado que será repassado à prefeitura. A obra será executada de acordo com o  projeto de engenharia já elaborado.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.