Lia Nogueira defende retomada das obras de fábrica de fertilizantes em Três Lagoas
Em requerimento endereçado ao governador Eduardo Corrêa Riedel (PSDB), ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Hélio Peluffo Filho e a presidente da Petrobras Magda Chambriard, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), solicitou a realização de estudos junto ao Governo Federal para a retomada das obras e a conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), em Três Lagoas.
Lia Nogueira, afirma que a retomada das obras da UFN3, que teve 81% da construção concluída antes de sua paralisação em 2014, é uma questão de extrema importância para a economia de Mato Grosso do Sul e do Brasil. A fábrica, uma vez em operação, terá a capacidade de produzir 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia por dia, o que contribuirá significativamente para a redução da dependência nacional de fertilizantes importados e fortalecerá a autonomia agrícola do país.
A parlamentar defende que o reinício da obra, além de proporcionar a conclusão de um projeto estratégico para o setor de fertilizantes, representa uma oportunidade de reabertura de aproximadamente 7.000 postos de trabalho diretos em Três Lagoas, gerando emprego e renda para a população local e impulsionando a economia da região.
Lia Nogueira defende que a articulação entre o Governo Estadual e o Governo Federal é essencial para garantir que os entraves que impedem a retomada da UFN3 sejam superados, viabilizando a continuidade do projeto e garantindo os benefícios que ele pode trazer ao estado e ao país.
“ A retomada e conclusão da UFN3 devem ser tratadas com prioridade, assegurando a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul”, concluiu a deputada.