Reunião do Fórum Contra o Reajuste da Energia será dia 21

18/03/2003 - 14:40 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Deputados, vereadores e entidades que formam o Fórum contra o reajuste da energia marcaram nova reunião para organizar a mobilização da semana decisiva contra a revisão tarifária de 42,64% proposta pela Enersul. O encontro acontecerá na sexta-feira, 21 de março, às 8h30, no plenarinho da Assembléia Legislativa. O deputado estadual Semy Ferraz (PT), o vereador Alex do PT, a ABCCON (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor) e a Associação Comercial de Campo Grande estão realizando visitas a outras entidades, como OAB, CDL, CDDH, Procuradoria Federal e Promotora de Defesa do Consumidor, em busca de mais adesões contra o reajuste.

Um dos principais objetivos da reunião é a definição de uma viagem a Brasília para uma audiência com a Ministra das Minas e Energia, Dilma Roussif, quando será entregue um abaixo-assinado coletado pelo grupo em diversos municípios do Estado. Os parlamentares e entidades têm a intenção de estender a mobilização aos 77 municípios, através das Câmaras de Vereadores, e às associações de moradores. Todos os deputados estaduais, a bancada federal, prefeitos e vereadores do Estado estão sendo convidados para o encontro. O senador Delcídio do Amaral (PT) e o deputado federal Vander Loubet (PT) já confirmaram presença.

Segundo o deputado Semy, a iniciativa de uma audiência com a Ministra das Minas e Energia objetiva não apenas discutir formas de impedir o reajuste de 42,64%, mas também cobrar uma intervenção do Governo Federal na Aneel (Agência nacional de Energia Elétrica). “O governo não pode permitir que as agências contrariem sua política econômica, já que aumentou os juros para conter a inflação. Um aumento de 42% autorizado pela Aneel refletirá drasticamente no índice inflacionário para o consumidor”, afirma. “Nosso movimento está ganhando força, com grande adesão popular, e esta é uma luta supra-partidária, de toda a sociedade sul-mato-grossense”, completa o vereador Alex do PT.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.