Mara Caseiro defende bom senso nas discussões sobre trabalho infantil
Reunião na Assembleia debateu o trabalho decente
06/07/2011 - 13:36
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Giuliano Lopes
De acordo com eles, Mato Grosso do Sul se prepara para a I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, marcada para 17 e 18 de novembro. A Assembleia Legislativa terá um representante na comissão organizadora do evento.
Na Conferência Estadual, Mato Grosso do Sul apresentará sugestões para serem levadas à Conferência Nacional, propondo emendas à Agenda Nacional de Trabalho Decente, que é um conjunto de metas e indicadores para o trabalho. Participarão da conferência nacional 300 delegados, sendo 30 sul-mato-grossenses.
Dentre as prioridades elencadas na Agenda Nacional de Trabalho Decente, está a erradicação do trabalho escravo e eliminação do trabalho infantil, em especial em suas piores formas.
Para a deputada Mara Caseiro, apenas impedir menores de idade de trabalhar não resolve o problema. Em muitas ocasiões, é melhor que jovens estejam aprendendo uma profissão dentro de uma empresa familiar do que "à mercê nas ruas", em situação de vulnerabilidade.
"O problema é que muitas vezes você tira de um jovem a possibilidade de trabalhar em uma empresa familiar, e ele acaba se envolvendo com coisas erradas e até servindo de mula no tráfico de drogas", comentou a parlamentar.
"Temos que incentivar o ensino técnico profissionalizante para preparar o nosso jovem para o mercado de trabalho", complementou.
Para discutir estas e outras questões envolvendo a juventude, a violência nas escolas e o mercado de trabalho, Mara está promovendo uma série de audiências públicas, que seguem até setembro. Nesta quarta-feira (6), às 14h, na Assembleia Legislativa, o tema dos debates é educação à distância.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.