Deputado Amarildo Cruz ministra palestra para 100 acadêmicos da UFGD
Amarildo Cruz é autor de leis que garantem a igualdade racial em MS.
29/08/2013 - 11:56
Por: Alessandro Perin
Foto: Gleice Carpi
Na ocasião, o deputado estadual Amarildo Cruz destacou aos acadêmicos a luta do Movimento Negro na década de 80 para a criação de políticas púbicas voltadas a esse segmento da sociedade. “As conquistadas obtidas hoje, como as cotas para alunos negros, começaram com a luta lá no passado. O movimento negro foi o marco para o início da cobrança da promoção da igualdade racial. Nessa época eles decidiram sair do campo e lutar pelos seus direitos, ter acesso a bens de consumo e consequentemente uma vida mais digna”, ressaltou.
Amarildo Cruz fez questão de destacar aos estudantes a luta de Martin Luther King para garantir melhores condições de vida para os negros americanos. “Ele é o grande símbolo da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Suas ações ainda continuam produzindo resultados positivos naquele País, que tem um presidente e vários parlamentares negros no Congresso Nacional, além de outros que ocupam cargos importantes em grandes empresas”, destacou.
Segundo o deputado estadual Amarildo Cruz, hoje a população de negros nos Estados Unidos é de 13%, bem abaixo do Brasil, que chega a quase 52%. “As políticas públicas passaram a ser adotadas efetivamente no Brasil a partir de 2013, com o Governo do ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mas a luta ainda pela igualdade social é intensa. Precisamos melhorar ainda mais a distribuição de renda para que todos tenham uma vida melhor e mais justa”, esclareceu.
Por fim, o deputado estadual Amarildo Cruz destacou que é autor de leis que garantem a igualdade racial em Mato Grosso do Sul. “A lei de cotas para concurso público aqui no Estado é uma realidade porque decidi levar esse assunto para dentro do parlamento e consegui aprovar a proposta. Estamos caminhando em um processo de evolução no sentido de ser o País justo que todos esperam, seja na distribuição de riquezas, no ponto de vista de trabalho, da cultura, entre outros segmentos”, finalizou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.