Projeto de Amarildo Cruz garante primeira votação aberta na Assembleia Legislativa
Deputado estadual Amarildo Cruz durante leitura do projeto
26/02/2014 - 12:38
Por: Alessandro Perin
Foto: Gleice Carpi
A votação nominal tornou-se realidade após a aprovação, em 8 de outubro de 2013, do Projeto de Resolução 043/13, do deputado estadual Amarildo Cruz, que mudou o regimento da Casa de Leis, instituindo a votação aberta e nominal.
“Hoje nós demos um grande passo com essa votação aberta e nominal. Essa mudança é importante e significativa, pois entendo que a população não precisa ir às ruas cobrar transparência; ela é uma obrigação de todos os homens públicos. Felizmente a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deixou de lado o voto secreto”, destacou.
O Projeto de Resolução 043/13 acabou com o voto secreto para a indicação de nome para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, cargo ou função em órgãos estaduais e para concessão de título honorífico, entre outras situações. “Voto secreto é um instrumento que deve ser usado para preservar a democracia, nunca para impedir que haja transparência em relação às decisões tomadas no Parlamento”, justifica Amarildo.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.