Projeto propõe distribuir leite a crianças carentes de até 3 anos

Imagem: Deputado Marquinhos Trad quer a prevenção à desnutrição infantil e o fomento à economia local.
Deputado Marquinhos Trad quer a prevenção à desnutrição infantil e o fomento à economia local.
20/08/2013 - 15:18 Por: Lidiane Kober    Foto: Giuliano Lopes

De olho em prevenir a desnutrição infantil e fomentar a economia local, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, nesta terça-feira (20/8), projeto para instituir o Programa Leite Infantil em Mato Grosso do Sul.

Pela proposta, crianças de seis meses a três anos e mães gestantes, previamente cadastradas e com renda média per capita de até meio salário mínimo, terão direito a um litro de leite por dia. “Saúde é um dever do Estado, garantido pela Constituição”, destacou Marquinhos.

Ele frisou ainda que o Estado apresenta elevado índice de desnutrição infantil. “Prevenção custa muito mais barato do que remediar as consequências”, ressaltou o deputado para reforçar a importância da aprovação da proposta.

Fomentando a economia local - Ainda e acordo com o projeto, o governo deverá adquirir o leite de usinas de beneficiamento de leite pasteurizado previamente cadastradas e que priorizam o recebimento da produção leiteira de pequenos produtores locais e regionais.

“A proposta atende tanto às crianças no combate à desnutrição infantil quanto o pequeno produtor rural que atua na bacia leiteira do Estado”, ressaltou Marquinhos. “Vamos fomentar a economia e produção local”, acrescentou.

No Paraná, o projeto já é realidade desde 2003, com a aprovação do Programa Leite das Crianças, de autoria do ex-deputado estadual Neivo Beraldin. “Na gestão do então governador Roberto Requião, o programa deixou de ser política de governo para ser política de Estado com a sanção da proposta”, comentou Marquinhos.

Além dele, assinaram o projeto os deputados Zé Teixeira (DEM) e Marcio Monteiro (PSDB). Para começar a valer, a proposta precisa passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e ganhar o aval da maioria dos 24 parlamentares.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.