Deputado Coronel David participa de homenagens aos 72 anos da FEB na 2ª Guerra Mundial
08/05/2017 - 16:47
Por: Taciane Peres - DRT 512/MS
Foto: Denílson Secreta
Durante a solenidade, presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército General Menandro Garcia de Freitas, foram prestadas homenagens às comemorações alusivas aos 72 Anos da participação da FEB na 2ª Guerra e concedida a medalha da Vitória, como distinção e reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao país. Os homenageados foram os ex pracinhas Agostinho Gonçalves da Mota (ex combatente da Força Expedicionária, Isidoro Teodoro da Silva, Manoel Castro siqueira e Moacir Aleixo.
“É um momento único participar de um evento como este, onde pessoas que contribuíram para preservar a história e os valores da Força Expedicionária Brasileira são homenageadas. São homens que lutaram, honraram o seu dever e merecem ser os protagonistas desse momento”, frisou o deputado.
História
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi criada em 1943, com 25.334 brasileiros, de diversas regiões do Brasil, de ambos os sexos, que foram enviados à Itália entre os anos de 1944 e 1945 para lutar juntamente com os países aliados. O então Mato Grosso enviou 679 militares à área de conflito, entre eles os que integravam a Guarda-Bandeira do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana. Perderam a vida em combate 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos. Outros 12 mil ficaram feridos. No total, cerca de 47 milhões de pessoas morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Os soviéticos foram os que mais tiveram baixas durante o conflito, com cerca de 26 milhões de mortos. Foi a guerra que mais fez vítimas em toda história da humanidade.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.