Deputado sugere união de forças dos Estados fronteiriços para viabilizar recursos
Frente Parlamentar realizou primeiro encontro nessa quinta
24/02/2012 - 13:15
Por: Alcindo Rocha e Marco Miatelo, com assessoria de imprensa da Assembleia
Foto: Roberto Higa
O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, propôs reunião dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul com os parlamentares de Mato Grosso, Paraná e Rondônia para fortalecer o pleito por recursos federais para o combate ao crack na região da fronteira com a Bolívia e Paraguai.
“O envolvimento de outros Estados vai nos dar força para viabilizar recursos. Mas é importante que não haja apenas o envolvimento de nós, parlamentares, é necessário haver o envolvimento de toda a sociedade”, completou o deputado Marcio Fernandes.
A proposta foi apresentada durante reunião da Frente Parlamentar de Combate às Drogas, realizada nessa quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa. Marcio Fernandes integra a Frente com outros cinco deputados, sob a coordenação do deputado Eduardo Rocha.
Os membros da Frente também pretendem cobrar junto ao governo federal uma posição sobre a exclusão de Mato Grosso do Sul do Programa Contra o Crack, que prevê investimentos de R$ 4 bilhões, provenientes dos Ministérios da Justiça e da Saúde.
Na pauta das próximas ações da Frente estão ainda a cobrança de investimentos do governo federal na Polícia Federal para atuação nas fronteiras e o desenvolvimento da Campanha Nacional e Estadual do Enfrentamento ao Crack e outras drogas, promovidas em junho.
Caso Rocaro
Dentre outras decisões tomadas durante o encontro, ficou definido que a Frente vai cobrar a apuração do crime de homicídio do jornalista Paulo Rocaro, praticado no dia 12 de fevereiro, em Ponta Porã.
Na próxima semana, os membros da Frente devem se reunir com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, para acompanhar o andamento das investigações.
Uma das suspeitas é de que o crime tenha ligações com o tráfico de entorpecentes, já que Rocaro tinha um trabalho investigativo de combate aos traficantes. O jornalista era editor do Jornal da Praça e do site Mercosul News.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.