Governo realizará curso de formação de mototaxista e motofretista

Imagem: Marcio Fernandes representou a Assembleia
Marcio Fernandes representou a Assembleia
13/03/2012 - 16:29 Por: Alcindo Rocha – ass. dep. Marcio Fernandes | (67) 8406-2105 / 3326-4102    Foto: Marco Miatelo

O governo do Estado, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vai realizar curso especializado para mototaxistas e motofretistas em Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi possível pela parceria também com os Sindicatos dos Mototaxistas (Sindmototáxi) e motofretistas (Sindpromes).

Durante a solenidade de lançamento do curso, na tarde desta terça-feira (13/03), o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, representou a Assembleia Legislativa.

Segundo o deputado, o curso, que terá os custos arcados pelo próprio governo, demonstra a sensibilidade do governador André Puccinelli, já que a iniciativa vai beneficiar milhares de profissionais de ambas as categorias.

Marcio Fernandes citou um outro benefício concedido pelo governo, que desde 2009 concede desconto de 50% no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) na compra de motocicletas novas com até 150 cilindradas (cc).

Segundo o governador, o curso vai proporcionar qualificação profissional e melhor prestação de serviços pelos profissionais beneficiados.

O diretor-presidente do Detran/MS, Carlos Eduardo Santos Pereira, informou que na Capital serão fornecidas 1.260 vagas para cada categoria.

Além das autoridades já citadas, o evento contou com a presença da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib, e dos presidentes dos sindicatos dos mototaxistas, Dorvair “Caburé”, e motofretistas, Luiz Carlos Escobar.

Troca com beneficio – Durante o evento, o deputado Marcio Fernandes também disse que vai propor ao Estado a redução no prazo para que mototaxitas e motofretistas possam trocar os veículos e serem beneficiados com incentivos fiscais. Atualmente, segundo o deputado, são três anos no mínimo.

“Vamos buscar uma forma de beneficiar as categorias sem onerar o Estado”, disse Marcio Fernandes. O governador já disse que não se opõe, caso de fato a medida não onere o Estado.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.