<P>O deputado Paulo Corrêa (PL) participou ontem (19/05), de duas reuniões relacionadas a estradas do estado. Essas reuniões tem como objetivo aproximar sindicatos, transportadoras e outras associações ligadas ao transporte nas rodovias federais ao SEINFRA (Secretaria de Infra-Estrutura e Habitação), no sentido de atender propostas para melhoria das estradas do Mato Grosso do Sul. </P><P>A primeira reunião aconteceu no SEINFRA, com a participação do Secretário de Estado de Infra-Estrutura e Habitação, Maurício Gomes de Arruda, do Diretor-Presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Carlos Augusto Longo, do diretor do SICADEMS (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados do Estado de Mato Grosso do Sul), Ivo Sescon Scarcelli, do presidente do SINDICARGAS (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de cargas e Similares do Estado do MS), Raimundo Nonato, do diretor presidente da FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Léo Brito, do presidente do SETCEMS (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Estado de MS), Horst Otto Schley, do coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Marcelo Amaral, do presidente da Vobeto Transportes Ltda., Irineu Vobeto, do presidente da RODOSUL (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do estado de Mato Grosso do Sul), Osvaldo Cesar Possari, do Diretor da TV Assembléia, Rodrigo Machado, dos diretores da ACRISUL, Antônio Salgueiro e Antônio Falcão, do diretor do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Francisco Luis N. Fhominham, do representante da Associação dos Municípios do estado de Mato Grosso do Sul, Dirceu Lonzorini, e dos representantes do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul, Elio Fernando N. de Araújo e José Carlos de Freitas. </P><P>A discussão foi sobre uma proposta de priorização dos investimentos dos recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado) na recuperação das rodovias que dão suporte à bacia leiteira, da pecuária de corte e do turismo. </P><P>A Segunda reunião aconteceu na sala de reuniões da presidência da Assembléia Legislativa às 16:30hs, com a presença do presidente do SINDICARGAS (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de cargas e Similares do Estado do MS), Raimundo Nonato, do presidente do SETCEMS (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Estado de MS), Horst Otto Schley, do presidente da Vobeto Transportes Ltda., Irineu Vobeto, do presidente da RODOSUL (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do estado de Mato Grosso do Sul), Osvaldo Cesar Possari, do diretor da ACRISUL, Antônio Falcão, e do diretor do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Francisco Luis N. Fhominham. </P><P>Foram tratados assuntos referentes ao excesso de peso dos caminhões que trafegam pelas estradas do estado. Uma pequena parte dos caminhões estão com um peso muito elevado prejudicando todos os usuários da estrada, já que causam danos que obrigam um maior investimento na manutenção das rodovias. </P><P>Foram apresentadas propostas de soluções no sentido de solucionar o problema com a instalação de balanças fixas e móveis para a fiscalização do peso. Também foi discutida a proibição do tráfego de bi-trens e treminhões no estado. </P><P>Saiba mais sobre o Fundersul (informações do governo do estado) : </P><P>O Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado (FUNDERSUL) foi criado pelo Governo Popular para captar recursos que sejam aplicados na recuperação e expansão da malha rodoviária de Mato Grosso do Sul. A intenção é melhorar o escoamento da produção e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado. No início do Governo Popular, em janeiro de 1999, as rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul estavam em situação precária. Eram 14 mil quilômetros de malha viária abandonados. Sendo 1.966 quilômetros pavimentados, 9.371 quilômetros não pavimentados e 2.753 quilômetros planejados. No final de 1998, apenas 25% da rede viária estava em bom estado, 26% em estado regular e 49% em estado ruim. Com base nestes argumentos e numa receita estimada em R$ 143.982.786,83, o Plano de Aplicação e o Plano de Metas do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul, foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado e ficará em vigor por dois anos: de julho de 1999 a julho de 2001. </P><P>Para maiores informações mande um email clicando <A href="mailto:deppaulocorrea@terra.com.br">aqui</A> </P>