Kemp é vice-presidente da CPI da Desnutrição Indígena

01/03/2005 - 15:53 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado do Partido dos Trabalhadores Pedro Kemp, será vice-presidente da CPI que pretende investigar a causa da desnutrição entre os índios guarani-kaiowá de Dourados.
</P>
Para Pedro Kemp, a CPI seguirá diversos passos entre eles a investigação e formulação de um diagnóstico da mortandade infantil, a procura por possíveis irregularidades na organização dos programas de assistência aos indígenas, e também a apresentação de propostas de programas viáveis de complementação alimentar e de geração de renda para o índio.
A primeira reunião da Comissão formada pelos deputados Maurício Picarelli (PTB), presidente; Bela Barros (PDT), relatora, Loester Nunes (PDT), Luizinho Tenório (PL) será às 15h00 desta segunda-feira, na Assembléia Legislativa.
</P>Sobre a mortalidade infantil se restringir a apenas Dourados, Kemp afirmou não acreditar que seja um caso isolado.
"Uma professora do Município de Antonio João me informou que na sua localidade também há casos de morte infantil entre os índios. E, recentemente nós pudemos acompanhar a notícia de desnutrição entre os xavantes do MT. Nosso trabalho na CPI, com certeza, deve considerar que a fome os casos de alcoolismo e violência dentro do contexto do confinamento de grandes contingentes populacionais em pequenas áreas, fruto do crescimento populacional das aldeias e da não demarcação das terras indígenas ", afirmou.
</P>
Professor e psicólogo, militante dos Direitos Humanos no CDDH-MS, Kemp tem acompanhado a questão indígena desde o primeiro ano de seu mandato quando realizou a audiência pública "A Dívida do Mato Grosso do Sul para com os povos indígenas", com a presença do primeiro presidente da FUNAI do governo Lula. Kemp também acompanhou em janeiro a visita do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à fome, por ocasião das primeiras denúncias de morte de crianças por desnutrição.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.