Kemp: Perdas na agricultura familiar é tema de audiência pública nesta quinta

04/05/2005 - 18:10 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Na próxima quinta-feira, dia 5, a partir das 13h30, a Assembléia Legislativa deve voltar sua atenção para um setor que apesar da gravidade da crise agrícola ainda não recebeu socorro: a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul. Os dados apontam que um total de 31.678 famílias vivem nas regiões mais afetadas pela seca deste ano, entre agricultures familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, reassentados atingidos por barragens, indígenas e comunidades negras rurais.
</P>
A Audiência Pública “O impacto da estiagem na produção da Agricultura Familiar” foi proposta pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e o mandato do deputado federal João Grandão (PT-MS).
</P>
Segundo dados de relatório divulgado pelo Idaterra a perda nas culturas como soja em cerca de 47 municípios chega em média a 60%. A situação é ruim também para as pequenos produtores no que se refere ao plantio de milho, arroz, mandioca, algodão, feijão, amendoim e pastagens.
</P>
Mais crítica é a situação dos pequenos agricultures com financiamento sem seguro agrícola, e entre estes alguns contraíram dívida na praça para custear a sua safra.
</P>
“Queremos sentar e discutir quais as possibilidades reais de amparo aum setor que emprega mais de 30 famílias e com certeza fomenta o nosso mercado interno", afirma o deputado Pedro Kemp.
</P>
Está confirmada a presença do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniram Sanches Perari; o secretário de desenvolvimento agrário e cooperativismo do Ministério da Agricultura , Márcio Portocarrero; o secretário de desenvolvimento agrário, Valteci de Castro Ribeiro Júnior; o superintendente do INCRA no MS, Luiz Carlos Bonelli e o superintendente do Banco do Brasil, Marcos Luiz Galles.
</P>
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.