Kemp cobra reforço do governo na política de saúde dos municípios

Imagem:
17/06/2008 - 14:54 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp (PT)    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) lembrou na sessão desta terça-feira, 17, a crise no sistema de saúde pública na capital e nos demais municípios do Estado. Do governo, o parlamentar cobrou o reforço nas ações de regionalização da saúde, buscando assim evitar o deslocamento de pacientes do interior para Campo Grande. “A regionalização da saúde não está funcionando e nós, como deputados estaduais, temos que cobrar do governo do Estado. É preciso que Coxim seja um município pólo em atendimento de alta complexidade, assim como Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã. E isso não tem acontecido”, enfatiza, lembrando a superlotação dos hospitais de Campo Grande.

O parlamentar lamentou ainda o descaso do poder público com a situação da saúde em Mato Grosso do Sul e criticou a falta de investimentos prioritários no setor. “Infelizmente, a saúde não tem sido prioritária para o governo. É prioridade asfaltar, fazer reforma em prédio, canalizar córrego”, disse, cobrando do executivo informações sobre aonde os recursos da saúde têm sido aplicados. “Sempre quando fazemos este debate, justificam que são investidos mais do que o previsto em lei, mas nós queremos saber aonde têm sido aplicados esses recursos, de que forma?”, questiona.

Santa Casa

Kemp citou ainda a situação da Santa Casa, que já está há três anos sob intervenção do poder público e não conseguiu superar dívida de mais de R$ 50 milhões e enfrenta ainda o sucateamento dos equipamentos, a falta de materiais e a suspensão de cirurgias. “A proposta desta intervenção era sanear a dívida e implantar um novo modelo de gestão. Três anos depois, no entanto, o hospital ainda possui praticamente os mesmos problemas, aponta.

Para Kemp, a crise da saúde na Capital só será resolvida com investimentos nas demais regiões do Estado e compromisso do governo com o setor.


As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.