70% dos professores de Campo Grande não estão preparados para a educação inclusiva, diz pesquisa
07/08/2009 - 17:06
Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp (PT)
Os números foram apresentados na tarde desta sexta-feira, dia 07, na Audiência Pública “Escola Especial: Um Direito de Escolha”, proposta pelo deputado Pedro Kemp, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa. O encontro discute o parecer 13/2009 do Conselho Nacional de Educação que altera a forma de repasse do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e, na prática, transforma as entidades de educação especial em apenas centros de apoio, já que obriga a matrícula na rede regular de ensino de todas as crianças com deficiência.
Para o presidente da ACP, professor Geraldo Alves Gonçalves, as escolas não têm como receber os 5.200 alunos que hoje freqüentam apenas as escolas especiais. “A escola e o professor não estão preparados para receber esses alunos. Faltam mobiliário, alimentação adequada, banheiros adaptados. Somos favoráveis a inclusão, mas não dessa forma”, diz. De acordo com Geraldo Gonçalves, os dados completos do levantamento devem ser apresentados nos próximos dias.
Participam da audiência pública, 59 municípios do Estado e pelo menos 600 pessoas, que lotam o plenário da Assembleia Legislativa na tarde de hoje.
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