Publicada emenda que amplia licença-maternidade das servidoras estaduais para 6 meses
09/10/2009 - 11:33
Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp
Foto: arquivo
De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Pediatria, pelo menos 19 estados do país, além do Distrito Federal, e outros 129 municípios brasileiros já garantem às funcionárias públicas o direito a licença ampliada. “É uma política preventiva de saúde, pois amplia o período de aleitamento materno. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a criança alimentada pelo leite materno até seis meses de idade tem o seu sistema imunológico fortalecido”, pondera o deputado.
Para ser beneficiada pela emenda, as mães gestantes ou as servidoras que já estão em período de licença-maternidade devem requerer à administração estadual a prorrogação do benefício. A iniciativa também atinge as mães adotivas, que passam a ter direito a ampliação da licença por mais 60 dias. Levantamento feito pela Sociedade de Pediatria, aponta que pelo menos 12 cidades sul-mato-grossenses já aprovaram leis garantindo um período de convivência maior entre mães e filhos.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.