É preciso incentivar a criação de escolas rurais, defende Pedro Kemp

Imagem:
20/10/2011 - 14:51 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa parlamentar    Foto: Giuliano Lopes

Os deputados estaduais repercutiram hoje o debate realizado nesta quarta-feira, dia 19, pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa que abordou em audiência pública o tema “Educação no Campo: Desafios e Perspectivas”. Ao ocupar a tribuna, Pedro Kemp defendeu que os gestores municipais invistam mais na formação de escolas rurais, evitando assim a longa jornada de estudantes dentro do transporte escolar, além dos gastos com o serviço. “Em algumas cidades o custo do transporte escolar é de quase 50% do orçamento total destinado à educação”, disse.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa projeto de lei que obriga os ônibus do transporte escolar a buscar os estudantes dentro das propriedades rurais, o que vem gerando grande polêmica sobre o assunto. “É muito difícil aprovarmos uma regra para todos os municípios porque há diferenças significativas em cada região”, esclareceu Kemp, sugerindo que os municípios tivessem mais autonomia para tratar do tema.

O parlamentar explicou que em certas cidades o transporte escolar chega a rodar mais de 9 mil quilômetros por dia. “O trajeto para algumas crianças chega a ser de 120 quilômetros. Imaginem como essas crianças chegam para estudar. Algumas precisam acordar duas ou três horas da manhã todos os dias”, explica a realidade de boa parte das crianças residentes na zona rural.

Pedro Kemp enfatizou a importância do investimento das prefeituras em escolas rurais. “Precisamos voltar a investir na escola do campo, incentivando, inclusive, a permanência dos jovens na zona rural. Onde há assentamento é inadmissível não ter escola”, disse lembrando que as escolas rurais necessitam de um projeto pedagógico específico voltado, sobretudo, para as atividades do campo.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.